top of page

PASCOA QUAL É O SIGNIFICADO DE TUDO ISSO? QUAL O VERDADEIRO SENTIDO DO OVO PINTADO OU DE CHOCOLATE E

  • Rafaela Astrologia
  • 20 de abr. de 2019
  • 7 min de leitura

Atualizado: 7 de jun. de 2021

ESTA A CHEGAR À PÁSCOA!


Rafaela Astrologia Artigos vários | Astrologia e a Pascoa

Alguns esperam para viajar e descansar, não é mesmo?

Outros o reencontro com a família!

Outros esperam aquele Ovo de Páscoa maravilhoso de chocolate belga, recheado de trufa.

É uma semana doce, isso ninguém pode negar.

Se perguntar a uma criança o que significa a Pascoa ela vai dizer:

É quando o coelhinho vem! Traz ovos de chocolate, deixa as suas patinhas por toda a casa! Adultos também adoram ganhar ovos de Páscoa….

MAS, SERÁ QUE AINDA NOS LEMBRAMOS DO VERDADEIRO SENTIDO DA PÁSCOA? O QUE ELA REPRESENTA? QUAL A MENSAGEM QUE ESTE PERÍODO DEVERIA NOS PASSAR? COMO DEVERÍAMOS COMEMORAR A PÁSCOA DE VERDADE?

Entender um pouco da história:

A palavra Páscoa vem do hebraico Pessach e quer dizer:

Passar além ou passagem e é uma festa comemorada pelos Judeus e Católicos da Igreja Romana e Ortodoxa, mas de formas diferentes.

Para os judeus, a Páscoa é a comemoração da libertação dos judeus que eram escravos no Egito. Lembram-se da passagem da Bíblia que conta como Moisés libertou os escravos atravessando o Mar Vermelho? Essa fuga do Egito conhecemos como Êxodo e a Páscoa está relacionada à comemoração desse momento, ou seja, da passagem pelo Mar e o retorno para a sua terra.

Ainda dentro da conceção judaica, a Páscoa também é a comemoração da vida do povo em liberdade, da formação da nação judaica e o advento dos Dez Mandamentos. As comemorações duram 7 dias e neste período, é proibido que se coma alimentos ou bebidas fermentadas. É quando preparam o famoso pão de asmo ou ázimo, que é um tipo de pão assado que não tem fermento .

Existem duas interpretações comuns para isso:

uma que diz respeito ao significado negativo da palavra fermento relacionada ao mal e ao pecado e outra que está relacionada à fuga do Egito. Com pressa para fugir, os judeus cozinharam o pão rapidamente, sem fermento ou sem aguardar a fermentação.

Isso deu origem à tradição do pão sem fermento.

CATOLICISMO

Para os católicos, a Páscoa é a comemoração da ressurreição de Cristo após a sua morte na cruz. Simbolicamente, é a passagem da morte para a vida eterna, quando o espírito vence a matéria. A Páscoa cristã começou a ser comemorada no século II d.C, mas em 325 d.C., no Concílio de Nicéia, foi decidido que as Páscoas Judaica e Cristã não poderiam ser comemoradas na mesma data.

Os cristãos da igreja Luterana ou ortodoxa não comemoram a Páscoa como sendo a ressurreição do Cristo. Para eles, seguindo às orientações do apóstolo Paulo de Tarso, Cristo era a própria Páscoa, descrita em Coríntios 1 – versículos 5-8: “O cristão deve lançar fora o velho fermento, da maldade e da malícia, e colocar no lugar dele os asmos da sinceridade e da verdade.”

Paulo de Tarso faz um paralelo do fermento como sendo os defeitos humanos que deveriam ser banidos da vida, deixando no lugar asmo, simbolismo da pureza.


E OS SÍMBOLOS QUE CONHECEMOS, O QUE ELES SIGNIFICAM?

O OVO E O COELHO VÊM DAS CULTURAS PAGÃS DO MEDITERRÂNEO

Os povos desta região tinham uma festa pagã para se comemorar a chegada da primavera, um período em que o sol nascia e trazia a fertilidade para as novas plantações. Para comemorar, eles pintavam ovos e davam de presente entre si. Os ovos de chocolate vieram substituir os ovos pintados.

Cultuavam a Deusa Ostera, Deusa da primavera e da fertilidade. A figura desta Deusa era representada por uma mulher que observava um coelho saltitante com ovos nas mãos. Quer dizer, símbolos que representam a fertilidade:

OVO, COELHO E A MULHER.

Chamavam esse período e essa festa de Páscoa (do inglês Easter que vem da Deusa Ostera), ou seja, um período de renascimento das plantações e de fertilidade da terra. Para esses povos, a Páscoa era a comemoração do ciclo da vida: nascimento, morte e renascimento.

Se pensarmos no significado da Páscoa para os povos pagãos, para os judeus e para a igreja católica, romana ou ortodoxa, entende se que existe um fio condutor, uma linha mestra em todos.

EM TODOS OS CASOS, PÁSCOA É A RENOVAÇÃO DA VIDA.

É A FESTA DA LIBERTAÇÃO QUE TRAZ UM NOVO TEMPO, TEMPO DE RENOVAÇÃO E ESPERANÇAS:

O ovo então seria a fonte da vida, o coelho representa a capacidade de se renovar, de reproduzir a espécie, reinventar. Isso nada mais é o que Jesus nos revelou: que a morte não tem poder sobre a vida e que a alma, sendo imortal, viverá para sempre.

Os espíritas não comemoram a Páscoa como as demais religiões. No entanto, respeitam, compreendem e aceitam todo o simbolismo e a importância que eles carregam:

A LIBERDADE conquistada pelos JUDEUS no EGITO deve ser comemorada, assim como toda a LIBERDADE, de qualquer povo.

Os DEZ MANDAMENTOS, também devem ser lembrados porque foi o primeiro código que deu significado moral à nossa existência, colocando limites nas atitudes e mostrando que é preciso respeitar e amar a Deus e a todos os nossos irmãos.

A RESSURREIÇÃO DO CRISTO representa a VITÓRIA SOBRE A MORTE DO CORPO FÍSICO e a IMORTALIDADE DO ESPÍRITO.

ESPIRITISMO

O Espiritismo entende a Páscoa como um momento de REFLEXÃO, uma OPORTUNIDADE de rever os atos, a maneira de pensar sobre a vida. Uma RENOVAÇÃO INTERIOR, uma passagem:

Do imperfeito para uma forma mais caridosa e mais pura.

Do abandono dos erros na procura pela REFORMA ÍNTIMA para nos tornarmos cada vez mais próximos da perfeição de Jesus.

Para os espíritas, a Semana Santa deve ser um momento de REFLETIR, de MEDITAR, de se AUTOCONHECER, de TOMAR CONSCIÊNCIA de os próprios defeitos e vícios procurando o RENASCIMENTO INTERIOR, uma RENOVAÇÃO dos SENTIMENTOS E ATITUDES.

Deve se fazer RESSURGIR, RESSUSCITAR, DESPERTAR o que EXISTE DE MELHOR dentro de nós: a ESSÊNCIA DIVINA.

A Páscoa é, então, a capacidade de processar nossa REFORMA ÍNTIMA. É o esforço que precisamos fazer para sermos moralmente melhores, renovar as esperanças no bem, fortalecer a fé, solidificar o amor dentro de nós. Tornar o amor nossa bandeira, para todas as ações. Precisamos indagar o perdão. Cultivar pensamentos e sentimentos positivos para nós e para os outros.

Essa transformação não é uma tarefa fácil, mas não é impossível se seguirmos um simples exemplo de JESUS:

“Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a ti mesmo.”

Este mandamento resume toda a doutrina cristã.

Quem é capaz de amar ao próximo como ama a si mesmo, já vendeu o pior defeito humano:

O egoísmo.

O egoísmo é a base de toda doença sentimental, emocional e psicológica. É a fonte dos males que abraçam a humanidade. Dele todo o mal deriva.

Vencer o egoísmo nas pequenas ações e atitudes, observando nossas reações egoístas, já demos início à nossa reforma, à ressurreição, à nossa Páscoa. Ele ainda nos propõe que para vencer o egoísmo, assim como tudo o que fazemos na vida, precisamos traçar metas. É um trabalho de formiguinha, longo, mas é possível e ele nos dá algumas dicas.

No que se refere ao nosso lado material, podemos, por exemplo, deixar de ser egoístas quando não nos deixamos levar pelo consumismo exagerado:

Se toda vez que formos consumir algo, se perguntars:

EU PRECISO? EU QUERO? EU DESEJO?

Pense naqueles que não tem o básico: o alimento, a roupa, a casa, o estudo.

Se o que desejava não é necessário, ajude aquele que precisa de algo mais básico para a sobrevivência

DOE ALGO PARA ESSAS PESSOAS. SE O QUE O SOBRA É TEMPO, use uma parte dele para ajudar alguém, participe de alguma atividade que possa ajudar com sua energia pessoal.

Coloque em todos seus atos um pouco de caridade e um tanto de amor desinteressado.

É dando que se recebe.

O maior beneficiário seremos nós mesmos.

Para os espíritas, a Páscoa deve acontecer todos os dias. Todos os dias, precisamos acordar e nos predispor a sermos melhores do que ontem. Todos os dias devemos lembrar de Jesus e o AMOR e CARIDADE que Ele ensinou.

Todos os dias, deve parar por alguns instantes e se perguntar, o que preciso mudar em mim? Onde estou a errar? Sem culpa, sem cobranças, mas com o verdadeiro propósito de mudar. E nessa busca também encontra a ajuda da ASTROLOGIA.

ASTROLOGIA

A Páscoa sempre é comemorada no primeiro domingo de Lua Cheia após o ingresso do Sol em Signo de Carneiro?

Isso mesmo!

Uma das celebrações mais importantes da igreja católica e outras religiões é definida de acordo com o Céu.

Este ano, a Lua Cheia que marca a Páscoa aconteceu no dia 19 e o domingo de Páscoa é no dia 21, na orbe dessa energia tão intensa, com o Sol quase em conjunção exata com Úrano, que promete tantas novidades para os próximos anos justamente onde menos se deseja mudar.


A LUA CHEIA em Balança, coloca um foco especial nas relações, traz também a necessidade de um renascer na forma como se lida com os outros. Na verdade, uma procura por equilíbrio, entre o “eu” e o “outro”, a busca de autonomia e independência versus a necessidade de se comprometer.


Júpiter também “ abençoa” essa Lua Cheia, promete crescimento para quem estiver disposto a mudar. Um período bastante intenso e motivo de celebração, independente de crença, religião ou vivencia espiritual.


Que seja um momento de renascimento, de bênçãos e de oportunidades na sua vida e na de todos os seus queridos

Neste fim de semana, quando estiver a celebrar a Páscoa, entregue junto com o ovo da Páscoa, amor, dedicação e, principalmente, na vontade sincera de ser diferente, de ser melhor, ensinar os filhos o verdadeiro sentido da Páscoa e do quanto é importante agir sempre pelo bem de todos.

Que a Páscoa seja generosq, enche a sua vida de coisas boas e de muitas oportunidades.

ALERTA!


OS MEUS SERVIÇOS PROFISSIONAIS não são para si se :


Não tem vontade de mudar!



Acredita em milagres sem esforço pessoal !



Não tem vontade em aprender novos paradigmas!



Acha normal ou natural estar doente!



Não tem interesse em viver o seu propósito de vida e manifesta lo no plano terreno!



Não tem motivação para seguir o chamamento da sua alma!



Não tem vontade de se conhecer, nem vontade de crescer e desenvolver se como ser humano!



Acha que não merece uma vida melhor ou acha que a sua vida esta bem como esta!



Procura um serviço low cost, onde a mentoria não esta comprometida consigo e no seu sucesso!



Quer dar o seu poder a outra pessoa, e não quer aprender a ter esse poder por si só!



Tem apenas curiosidade !


Estaria a perder o seu tempo, energia, dinheiro e o meu também!



"Posso ser a melhor e mais qualificada profissional do mundo, mas se não houver o seu total compromisso pessoal, os meus serviços serão pouco eficazes.



"Esses serviços profissionais são unicamente exclusivos para quem decide comprometer se nesta oportunidade de obter resultados rápidos e transformadores a longo prazo!


Tenho consciência da minha responsabilidade social, portanto, procuro lhe fomentar informações orientações, com uma postura ética e profissional , com objetivo a sua maior compreensão transcendente do homem e da vida ….Todos os dias ajudo os consultantes através de eventos especificamente traumáticos, como também sou guardiã dos seus segredos .


" É difícil estudar, analisar e ouvir histórias complicadas hora após hora, dia após dia, e depois ainda ter energia suficiente para a minha própria vida "


Quando o seu processo de crescimento e bem estar ganha espaço, tem um maior entendimento da sua natureza humana, irá inevitavelmente aumentar a sua disponibilidade, para ajudar a construir uma sociedade mais justa, fraterna e igualitária, de um respeito consciente por todas as formas de vida!


Com a esperança de que faça uma caminhada pela vida, mais consciente e feliz…


RAFAELA

Cosmo analista, Astro terapeuta, Astro coach, formadora, empreendedora, palestrante e autora


rafaelaastrologia@gmail.com

Comments


Mais Artigos
Devido a enorme quantidade de textos e videos, eles estão divididos em várias paginas do site.
Procurar mais artigos nos links - artigos recentes - artigos anteriores
Procurar por Temas
Marque já a sua Consulta
bottom of page