top of page

PEQUENAS COISAS… Como é que pequenas coisas podem influenciar tanto a nossa forma de estar?

  • Rafaela Astrologia
  • 19 de mar. de 2017
  • 9 min de leitura

Esta é uma pergunta que muitas pessoas me têm colocado quando lhes faço uma consulta de Feng Shui.

A energia associada à qualidade dos ambientes, permite-nos ter uma vida plena e em equilíbrio com o meio que nos rodeia.

Feng Shui é uma arte milenar chinesa também de carácter científico, que ajuda a atingir a harmonia através de ambientes saudáveis.

Quando os espaços apoiam energeticamente os habitants ou na empresa, a vida flui mais harmoniosamente e as pessoas tornam-se mais felizes, integras, saudáveis e financeiramente estáveis.



FONTES E AQUÁRIOS?

Va na rua, vemos uma montra com uma fonte que gosta e decidimos comprar. Chega a casa, monta a dita fonte e toca de pô-la a trabalhar.

Para quem sabe um pouco de Feng Shui vai ficar à espera dos seus benefícios.

À partida parece um processo simples!

No entanto, às vezes a colocação de uma fonte ou aquário pode trazer efeitos catastróficos ou não trazer quaisquer benefícios como esperado.

Porquê?

Porque existe todo um processo de cálculo para saber se se deve colocar uma fonte e se sim, onde?

Relógios?

É no final das estações que se vai proceder à mudança da hora e como tal, está na altura de acertarmos os relógios!

Um gesto tão simples, mas que pode alterar avida por completo!

É esse relógio que vai permitir encontros e desencontros com pessoas, com oportunidades de vida, com o chegar à hora certa aos compromissos, ao trabalho.

Os relógios marcam o tempo, as sincronicidades da vida, os ritmos da Natureza, a conexão entre o mundo.

Os relógios, com o seu tic-tac, introduzem movimento nas nossas vidas, nas casas, em cada divisão.

Em Feng Shui, os relógios podem ser usados para trazer ritmo à vida dos habitantes, de modo a que estes sejam mais atentos e organizados, funcionais, estruturados, que não percam oportunidades na sua vida e que estejam em sintonia com o mundo que os rodeia.

Por estas razões não devemos ter relógios com horas diferentes e muito menos parados ou avariados, a menos que queira desencontros, estagnação e bloqueios para avida.

Quando um relógio para sem mais nem menos ou até num dia especial, pode significar fins de ciclos.

Isto não é totalmente negativo, pois é sempre preciso que uns ciclos terminem para que outros comecem.


LIXO COM FENG SHUI?

A palavra “LIXO” é na maioria das vezes associada a lixo, sujidade e maus cheiros, quando na realidade existem vários tipos de resíduos e todos eles podem ter um uso e tratamento específicos, respeitando ainda as “dicas” de Feng Shui.

A máxima de “deitar fora o velho para entrar o novo” é bem real e pode ser tida em conjunto com a localização, forma, cor e material dos vários recipientes, entre eles os baldes do lixo, os ecopontos, os compostores e ainda os cestos de areias dos animais domésticos.

Por outro lado, numa habitação, escritório ou jardim, podem determinar-se as melhores zonas para a colocação destes recipientes, isto é, todos os locais possuem zonas negativas e nestas devem colocar-se objectos que drenem esse tipo de energia, como é o caso de baldes do lixo ou ecopontos ou cestos de areias dos animais domésticos que são despejados diária ou semanalmente e que levam também consigo essa energia malévola.

O mesmo se passa com os compostores em que se determinam as zonas mais adequadas para colocar esse recipiente de compostagem no seu jardim.


ESPELHOS?

Esta é uma daquelas questões que, com alguma frequência somos confrontados, e perante a qual mais não nos surge que um lacónico “sim ou não”, vazio, sem conteúdo nem fundamento.

Os espelhos, devido às suas características, têm o poder de acelerar a energia, duplicar a imagem e ainda de as reflectir. Quando coloca um espelho num quarto, nomeadamente em frente à cama, é necessário ter em atenção as pessoas que aí habitam, bem como o seu estilo de vida e a sua energia.

Os espelhos contêm uma energia demasiado rápida e a habitantes mais sensíveis, podem afectar a qualidade do seu sono, tornando-o instável e intranquilo.

Por outro lado, é durante a noite que o organismo liberta toxinas e tensões e estas ao serem reflectidas no espelho, voltarão ao ponto de partida, de novo aos seus emissores.

Logo, ao invés de receber uma nova energia, estarão simplesmente a receber a energia que acabaram de “libertar”.

Por outro lado, nos quartos de casal podem causar alguma desarmonia, já que, ao duplicarem o número de pessoas na cama, estão também a duplicar os intervenientes na privacidade do casal?1?!

No que respeita à colocação de um espelho em frente da porta de entrada, e esta é talvez a pergunta mais frequente, tal como nos quartos, é preciso ter algum cuidado e ponderação.

É pela porta de entrada que o “nosso espaço” é invadido por uma enorme quantidade de energia e logo, o espelho irá reflectir essa mesma energia, independentemente do seu tipo e características.

Por esta razão encontra amiudadas vezes respostas que generalizam que não se devem colocar espelhos em frente às portas, para que estes não devolvam as coisas boas e agradáveis.

No entanto, há situações em que é aconselhável a colocação de um espelho.

Sobretudo, quando temos arestas apontadas à porta, quando temos um vizinho na porta da frente de postura pouco simpática, de comportamento irascível ou quando, através de cálculos mais avançados, se verifica que a energia que entra pela porta, independentemente da sua origem, não é benéfica.

As janelas funcionam um pouco como a porta de entrada e como tal, também há alguns cuidados a ter.

Um exemplo frequente e perceptível, é o caso de residências debruçadas para hospitais, centros de saúde, locais onde predominam a tristeza e a ansiedade.

Neste caso, em confronto com uma energia emanada que é de doença, de angústia, é adequado colocar um espelho em posição frontal à janela.

Assim podemos concluir mais uma vez que em Feng Shui não há conceitos pré-estabelecidos, universais, tudo depende do detalhe, do pormenor, da análise da situação, com a única certeza de que cada caso, é um caso.


PLANTAS?

Nos dias de hoje, constantemente somos bombardeados com notícias sobre poluição, seja ela do meio ambiente, dentro e fora de edifícios, ou até de produtos que fazem parte da alimentação.

Mas, de poluição elétrica? Já ouviu falar?

A poluição elétrica é uma das muitas formas de poluição existentes noplaneta e que está presente em todo o lado, sem se quer nos darmos conta.

Quantos de nós dormimos com televisores, telemóveis, rádios e até computadores no quarto

Quantos de nós é que não usam a tecnologia no seu dia-a-dia?

Embora a tecnologia seja hoje fundamental e dela dependa todo e qualquer instante davida, o que é certo, é que ela acarreta uma série de efeitos nocivos na saúde que se vão manifestando ao longo do tempo, tais como, stress e irritabilidade, sono agitado, baixo rendimento e até doenças mais sérias.

Tecnologias como antenas, televisores, rádios, telemóveis, computadores, entre outros, emitem radiações que infelizmente nos afetam.

Sendo porém impossível protegermo-nos na totalidade desses efeitos visto que estão presentes em todo o lado e que já não há vida do lado de cá dessa fronteira, há no entanto, opções e medidas que nos permitem defender dessas mesmas agressões, tomando algumas medidas.

A primeira é a de evitar ter todo este tipo de “engenhos” no quarto, principalmente enquanto esta a dormir.

Outra é arejar a casa com frequência permitindo que a circulação de ar fresco renove o ambiente.

Os cristais, são também excelentes recetores que, distribuídos pelos recantos, contribuem para o conforto.

Por sua vez, as plantas são excelentes aliadas na absorção da poluição elétrica e são múltiplas as suas vantagens.

E haverá sempre um lugar para as acolher.

Aplicando estas medidas, tão simples, no quotidiano, esta certamente a contribuir para um maior bem-estar!


CASAS ARRENDADAS?

Muitas das pessoas vivem em casas arrendadas.

E muitas dessas pessoas “não vivem” a casa porque a mesma não é delas.

Muitas têm pensamentos do género “Uhm, não vou comprar isto porque a casa é arrendada”; “Uhm, não vou decorar a casa porque esta não é minha”; “Uhm, não quero estar a investir numa casa que não é minha”.

O que é certo é que os anos passam e as pessoas chegam a viver um, dois, seis, dez anos ou mais nesta situação de “indefinição temporária”.

Mas, estará isto certo segundo a abordagem do Feng Shui?

Nem por isso...

Os acontecimentos sucedem-se nas nossas vidas e apesar do Feng Shui ajudar e muito nessas vivências, devemos viver ao máximo o momento presente.

Desta forma, devemos tratar a casa onde habitamos como se fosse nossa, estabelecer com ela uma relação de afectividade porque naquele momento ela é efetivamente “a nossa casa”.

Além do mais, a casa onde vivemos, seja ela arrendada ou comprada, é uma extensão do nosso corpo e dos nossos sentidos e, ao cuidarmos dela, cuidamos de nós.


AMBIENTE URBANO?

Para se ter uma ideia, a envolvente urbana de um espaço tem uma relevância de 70% na análise do mesmo.

Ao contrário do que muitas vezes se pensa, não conta apenas se se tem uma boa vista, mas o que existe nessa vista e em que posição está em relação à nossa casa/empresa, pois o seu grau de influência pode ir de um espectro negativo ao positivo, passando pelo neutro, isto é, que não influencia aqueles ocupantes em concreto.

Simultaneamente, tais influências, poderão estar mais ativas em certos meses e em certos anos e há que saber como vivenciar um espaço de modo a potenciar essas influências no caso de serem positivas, e de as minimizar no caso de serem negativas.

Ativarmos mais uma zona da casa, pode por exemplo dar-nos um “boost” na carreira em dado momento.

Ou muda de local onde estamais tempo numa casa, como numa dada altura optar por fechar os cortinados, pode proteger os habitantes de problemas graves de saúde.

Porém, de um modo global, deve evitar ter nas nossas vistas, hospitais e cemitérios, pois a sua energia associada a doença e tristeza são sempre de evitar.

Zonas com ruído ou com edifícios com formas bicudas a apontarem para a nossa habitação/empresa são também de evitar.

Já as escolas, que estão associadas a conhecimento, crescimento, evolução e alegria; bem como espaços verdes são componentes de uma paisagem bastante favoráveis.

Outro aspeto também fundamental, é o tipo de estradas nas imediações e a forma como o fluxo se faz.

Estradas e cruzamentos são ativadores de energia e que por sua vez podem influenciar o interior de um espaço e consecutivamente a vida dos habitantes.

O Feng Shui permite assim vivenciar um espaço da melhor forma, obtendo o que há de melhor ao nosso redor.

Todavia, se estiver na fase de procura de casa, deve sempre ter em atenção estes pequenos grandes pormenores.


TELECOMUNICAÇÕES?

Já alguma vez sentiu que os e-mails não param de chegar?

Ou que os que chegam são só problemas e questões que não se resolvem e que só lhe trazem cansaço e desgaste?

Ou até situações em que parece que nada de novo chega?

Quantas vezes já ouviu ou já sentiu na pele o esquecimento de ler um e-mail/mensagem, pôr uma flag (bandeira) para não se esquecer, e o tempo foi passando e não teve oportunidade de tratar do assunto?

Pois é, o princípio de “deitar fora o velho para entrar o novo”, tão utilizado em Feng Shui, também se aplica aos e-mails, aos sms e à caixa de correio da casa.

A forma como gerE a inbox do nosso e-mail ou até do telemóvel é um dos factores que também pode influenciar o dia-a-dia.

Uma caixa cheia de mensagens, esta organizada ou não, traz confusão ao seu trabalho, torna o seu dia pesado, atafulhado de problemas que não se resolvem e impede que as situações se desenrolem e fluam normalmente.

Por estas razões deve limpar diariamente as mensagens e os e-mails, de modo a que tudo flua melhor no dia-a-dia e as comunicações se façam de forma fluida e sem se perderem.

Quando receber uma mensagem, assim que o assunto esteja tratado, sistematicamente, deverá arquivá-la, ou no caso de não ter interesse, apaga-la.

Aqui entra noutro campo, que é o das pessoas que guardam tudo para o caso de virem a precisar de algo, tal como fazem nas suas casas e em que as mesmas estão cheias de tralha, influenciando negativamente as suas vidas.

Claro que no âmbito profissional, não se devem apagar.

Nestes casos, devem existir pastas de arquivo bem organizadas, por temas, assuntos,..., e por ano.

Assim, sempre que um assunto surgir, será muito mais rápido e fácil encontrar a informação pretendida, os seus dias fluirão melhor.

Ao verificar que a sua inbox vai ter menos “tralha” vai-se sentir cada vez mais leve, a sua produtividade começa a melhorar e sentir-se-á mais em harmonia consigo!


E, na dúvida, o melhor é sempre me perguntar …



Roupa?

A forma como se veste reflete o modo como se apresenta ao mundo e, como tal, condiciona a impressão que os outros têm de si.

Seja qual for a ocasião, assegure-se de que as suas roupas atraem o sucesso que tanto deseja e merece!

Em primeiro lugar, procure estar sempre arranjado e cuide da sua imagem até mesmo quando vai só à rua comprar o pão – nunca se sabe se não irá encontrar alguém que pode vir a ser importante para si, seja a que nível for!

Use apenas roupas que lhe assentem bem e que o façam sentir-se confortável.

As roupas rasgadas e sujas (industrialmente) transmitem mau Feng Shui.

Mesmo que a tendência da moda faça a apologia deste estilo de vestuário, tenha presente que estas roupas não atraem boa sorte e pense bem antes de usar roupas com aspeto gasto e roto.

Evitar estender a roupa à noite ou à sombra, pois desperdiçará uma boa fonte de energia positiva.

POSITIVO? OTIMISTA?

Uma atitude positiva faz toda a diferença na vida, no caminho e até nas coisas mais simples do dia-a-dia.

A forma como encara a vida, irá torná-la mais fácil ou mais difícil.

O modo como se expressa, pensa e age tem automaticamente uma influência directa.

É importante sermos positivos!

É certo que o cenário à nossa volta não é animador, mas se se acreditar e confiar em si e num futuro melhor, é certo que se vive muito melhor!

Para atrair o positivo ajude-se a si mesmo e seja uma pessoa positiva, não se envolva em mexericos, má-língua, sentimentos de ódio ou vingança.

Para que tenha melhor sorte além de harmonizar a sua casa e ou empresa deve-se harmonizar a si próprio, é de extrema importância a sua atitude em relação ao meio em que vive e ao seu próximo.

Já reparou que no dia a dia as pessoas andam ansiosas, que tudo tem de ser feito para ontem, que os valores morais e familiares declinam com o ritmo acelerado em que o mundo vive?

Semeie boas ações que colherá boas coisas, essa verdade nunca falha!

Experimente!

As energias que fluem à sua volta irão afetar a sua vida e a forma como se sente, por isso faça a sua manutenção, afine-as e deixe-as fluir de forma harmoniosa consigo!

Procuro ser identificada pelo meu profissionalismo, integridade e paixão pela minha atividade, pois existe uma dedicação total e contínua para cumprir a minha missão.

Votos de boas energias,

Lembre-se que o equilíbrio e a harmonia começam também em si.

Rafaela Astrologia

Votos de boas energias,

Rafaela Astrologia

Posts recentes

Ver tudo
Se há uma crise no ar....

Se há uma crise no ar, mude tudo... "Quebre as regras .....Siga na contra-mão. Faça de modo diferente de todos. Sim, será o estranho, o...

 
 
 

Comments


Mais Artigos
Devido a enorme quantidade de textos e videos, eles estão divididos em várias paginas do site.
Procurar mais artigos nos links - artigos recentes - artigos anteriores
Procurar por Temas
Marque já a sua Consulta
bottom of page