ASTROLOGIA E SAÚDE
Desde os tempos antigos, que cada um dos 12 signos está ligado a uma parte do corpo. O primeiro signo, Carneiro, está associado à cabeça e o último signo, Peixes, está ligado aos pés. Os outros signos ligam-se a outras partes do corpo. Nos tempos primitivos, a astrologia estava ligada à medicina, principalmente aos humores, que têm semelhança com os quatro elementos: fogo, terra, ar e água (quente, frio, seco e húmido).
A astrologia mostra de forma rápida e simples o seu temperamento, e o seu carácter. Este temperamento determina o tipo de doenças que o homem irá desenvolver ao longo de sua vida.
Assim como o cientista faz uma análise do DNA, o astrólogo faz uma análise do mapa natal e pode determinar as predisposições para as doenças.
O astrólogo determina o tipo de temperamento básico ou mesmo de dois tipos de temperamentos determinantes que aparecem no Mapa Natal.
Os quatro temperamentos básicos são
Bilioso: que depende dos signos de Fogo, (Carneiro, Leão e Sagitário) e dos planetas Marte e Sol. Predispõe a doenças da bílis e inflamatórias, torna a natureza excitável, temerária e febril. Confere predisposições activas, desportivas, políticas e militares. É um temperamento de impulso.
Nervoso: que depende dos signos de Terra (Touro, Virgem e Capricórnio), e dos planetas Mercúrio, Urano e Saturno. Confere uma forma de agir agitada e apressada e predispõe às doenças de ordem nervosa. Confere aptidão para profissões científicas, comerciais e intuitivas. É um temperamento de pensamento.
Sanguíneo: que depende dos signos de Ar, (Gémeos, Balança e Aquário) e do planeta Júpiter em particular. Confere uma natureza activa e um corpo rechonchudo, predispõe às doenças do fígado e à apoplexia. A natureza é jovial e optimista. Confere aptidão para as actividades industriais e intelectuais. É um temperamento de Linfático: que depende dos signos de Água, (Caranguejo, Escorpião e Peixes), e dos planetas Lua, Vénus e Neptuno. A sua natureza é anémica, lânguida e letárgica. Tem tendência à hidropisia e à falta de glóbulos vermelhos no sangue. Possui disposições artísticas, plásticas, contemplativas e emocionais. É um temperamento de sensação e sentimento.
As qualidades e os elementos:
A astrologia divide os signos zodiacais segundo as suas qualidades, em Cardeais, Fixos e Mutáveis.
Dos signos Cardeais dependem a actividade, o movimento e a energia corporais e físicas.
Os signos Carneiro, Caranguejo, Balança e Capricórnio, predispõem as pessoas a problemas de cabeça, de estômago, de rins e da pele.
Os nativos dos signos cardinais ficam doentes subitamente, mas recuperam com a mesma rapidez. Embora as suas enfermidades se relacionem com o excesso de trabalho, sua aversão pela ideia de ficar de cama ou de se tornar dependentes de outras pessoas em geral faz com que se recuperem muito depressa.
Dos signos Fixos dependem a estabilidade, a firmeza, a vontade e a paixão, assim como a energia psíquica.
Os signos são Touro, Leão, Escorpião e Aquário, predispõem as pessoas a dores de garganta, problemas do coração, das costas, da circulação sanguínea, dos órgãos genitais.
Os nativos de signos fixos, são em geral, os mais robustos e, como resultado, os mais resistentes à doença. Como são os menos aptos a mudar seu estilo ou padrão de vida, também são provavelmente os que mais sofrem por causa de doenças crónicas. Quando sentem que estão a perder o controlo sobre o seu corpo é que admitem que têm de fazer uma mudança.
Dos signos Mutáveis dependem a adaptação, a reflexão, a maleabilidade, o movimento alternativo e vibratório e a actividade mental.
Os signos são Gémeos, Virgem, Sagitário e Peixes, predispõem as pessoas a problemas respiratórios, às doenças de origem nervosa e aos problemas intestinais.
São os mais flexíveis, calmos e inconstantes. O sistema nervoso não é forte e são vulneráveis às doenças. É provável que alterem os seus hábitos e experimentem remédios alternativos e abordagens diferentes, para melhorar a saúde.
Para compreender melhor esta mobilidade dos signos, podemos meditar sobre o ciclo das estações, que apresenta uma analogia perfeita com o círculo do Zodíaco. Assim, a chegada da primavera, com o seu brilho, esta eclosão que já contem todo o projecto de um ciclo de vida, ilustra perfeitamente a cardinalidade do signo de Carneiro. O coração de Verão, a constância do calor e o apogeu da vida vegetal e animal nesta época quente coincidem com o signo fixo do Leão. A metamorfose subtil que se produz no fim do verão, período em que a luz muda, em que os primeiros sinais de envelhecimento das folhas aparecem, em que vários frutos atingem a maturidade e em que é tempo de preparar as reservas para fazer frente à época fria ilustram o carácter mutável de Virgem…
A posição de cada planeta em seu signo zodiacal e o seu relacionamento com os outros planetas no momento do nascimento formam a base do horóscopo. Como cada planeta representa um aspecto diferente da natureza humana, os planetas podem ser vistos como marcadores genéticos que, com base em sua posição e no relacionamento que têm entre si, predispõem a certos traços característicos, condições físicas e, em última análise, doenças.
Os signos são divididos segundo os seus quatro elementos:
Signos de Fogo – Carneiro, Leão e Sagitário
Regem o calor e energia vitais, o sangue e o espírito.