O objectivo da reencarnação?
Deus impões aos espíritos a encarnação, com o objectivo de os fazer chegar a perfeição e colaborar, na parte que lhes toca, na obra da criação. Todos os espíritos são criados simples e ignorantes e instruem-se nas lutas e tribulações da vida corporal.
OS anjos, arcanjos, querubins, serafins, são a representação, para os homens, daquelas almas que, pelo seu esforço, já atingiram a elevação espiritual. Os espíritos que seguem o caminho do bem nem sempre são perfeitos…precisam adquirir a experiencia e os conhecimentos indispensáveis para alcançar a perfeição.Os espíritos não podem conservar se eternamente nas ordens inferiores, embora dependendo deles progredirem mais ou menos rapidamente em busca da perfeição. Podem permanecer estacionários durante algum tempo, porém não retrogradam. A reencarnação é necessária para o duplo progresso MORAL E INTELECTUAL do espírito. Uma só existência corporal é insuficiente para o espírito adquirir todo o bem que lhe falta e eliminar o mal que lhe sobra. Deus concede ao espírito tantas encarnações quantas as necessárias para ele atingir a perfeição.
Com a pluralidade das existências explica ao homem todas as aparentes anomalias da vida; AS DIFERENÇAS SOCIAIS; AS MORTES PREMATURAS, AS DESIGUALDADES DE APTIDÕES INTELECTUAIS E MORAIS. Desaparecem os preconceitos de raça e de casta, capitalista ou proletariado, chefe ou subordinado, livre ou escravo, homem ou mulher.
A reencarnação é um processo de aperfeiçoamento espiritual. NÃO HÁ EXPERIENCIA REENCARNATÓRIA SEM MOTIVO.
…»A alma atrasado possui inclinação para o mal, inteligência limitada, goza com a violência, leva uma vida viciosa. Quando deixa o corpo, os sentimentos o acompanham. Com a evolução ele vai se modificando. As lutas do mundo, os sofrimentos, através das vidas, é que lhe vão aprimorar a alma.
A terra é como uma escola e um hospital. Vê se o aluno a progredir, a medida que muda de classe; a sua cultura é função do tempo e do estudo, quando o corpo se debilita vai a um centro de saúde, onde o medico lhe retempera e restitui forças.
Assim é a terra para a alma, vem como selvagem ou bárbaro. E continua a sua peregrinação, curando se no hospital planetário, com a terapêutica do sofrimento, ilustrando se com as lições que recebe de vida em vida até que inteiramento puro, fica livre das vidas materiais e entra para o nirvana ou para as regiões de paz, a felicidade consiste nessa tranquilidade dos justos.
Os espíritos que seguem o caminho do bem chegam mais depressa aos níveis mais elevados de aperfeiçoamento intelectual e afectivo, sendo as aflições da vida fruto da imperfeição do espírito, quanto menos imperfeições, menos tormentos. Aquele que não for invejoso, nem ciumento, nem avarento, nem ambicioso, não sofrerá as torturas que se originam dessas imperfeições.
Os espíritos melhoram-se evitando o mal e praticando o bem.